Esclareça todas as dúvidas
Quem não vive sem semijóias já deve ter se perguntado por que o acessório banhado a ouro escurece? A verdade é que o uso diário das peças as expõe às substâncias que podem danificar o material. No entanto, com alguns cuidados simples, é possível manter as semijóias lindas e brilhantes por muito tempo.
Por que as semijóias escurecem em algumas pessoas?
Para explicar porque as semijóias escurecem em algumas pessoas, precisamos, antes, entender o que faz o acessório mudar de cor. Semijóias banhadas a ouro tem a coloração alterada devido ao processo de oxidação. A oxidação causa um desgaste que, com o tempo, corrói o revestimento feito em ouro. Ela ocorre quando a peça entra em contato com substâncias abrasivas, como cloro e álcool. Por isso, o acessório banhado a ouro escurece.
Os abrasivos são substâncias corrosivas, geralmente químicas, muitas vezes presentes em nosso cotidiano. Desinfetantes, perfumes e cosméticos são alguns dos produtos que podem conter abrasivos. Então, algumas pessoas colocam as semijóias em contato com esses itens sem perceber.
Como conservar a semijóia para não escurecer?
Agora que sabemos o que altera a cor da peça, fica fácil saber como conservar a semijóia para não escurecer. O primeiro passo é listar os principais produtos que podem conter substâncias abrasivas. Para facilitar, fizemos isso por você:
* cloro de piscina;
* água do mar;
* detergentes;
* produtos de limpeza;
* perfumes;
* maquiagens;
* cremes para pele e hidratantes;
* protetor solar;
* desodorante;
* produtos para cabelo;
* química para cabelo.
Feito isso, é só evitar que aquelas semijóias incríveis entrem em contato com tais itens. Sempre tire as semijóias antes de aplicar maquiagens e perfumes. Além disso, evite o uso das peças na praia e na piscina.
Cuidados com peças banhadas a ouro
Além de evitar contato com substâncias corrosivas, há outros cuidados com peças banhadas a ouro que te ajudarão a manter os acessórios como novos. O primeiro é realizar a limpeza periódica das semijóias, removendo suor, poeira e cosméticos.
Evite guardar as peças ainda úmidas. O ideal é deixá-las secar ao ar livre, para ter certeza de que não ficou nenhum resquício de água. Outra dica é armazená-las em caixas com compartimentos separados, evitando que batam umas nas outras.
Adoramos looks de praia, não é mesmo? Entretanto, como o nosso objetivo é descobrir porque o acessório banhado a ouro escurece, não podemos esquecer que o uso na praia e piscina pode danificar as peças.
Isso porque a mistura do suor com a água salgada, o cloro da piscina, os bronzeadores e o protetor solar danifica as semijóias. O melhor é retirar as semijóias antes de curtir o dia de sol.
Como limpar semijóias?
Após todos esses cuidados, só falta aprender como limpar as semijóias. Para começar, separe todas as peças que precisam ser higienizadas. Lave cada uma, cuidadosamente, com sabão neutro e água corrente. Seque com uma flanela macia e deixe-as tomando ar.
Não utilize detergentes perfumados, álcool, acetona ou água fervente para limpar semijóias banhadas a ouro. Evite esfregar as peças com esponjas. Caso necessário, utilize uma escova com cerdas macias. A higienização feita da forma errada pode ser um dos motivos pelos quais o acessório banhado a ouro escurece.
O que fazer quando a semijóia escurece?
Até agora, vimos os cuidados para evitar a alteração da cor e do brilho da semijóia. No entanto, o que fazer quando a semijóia escurece? Quando as peças já estão oxidadas, é preciso utilizar produtos específicos para remover as manchas.
Há soluções prontas, elaboradas especialmente para a higienização de materiais banhados, que podem ser aplicadas em semijóias. Nesse caso, siga as recomendações do fabricante quanto ao uso.
Lembre-se de que a melhor forma de manter pulseiras, anéis, brincos e colares sempre lindos é evitar que eles oxidem. Assim, limpe-os regularmente e evite contato com abrasivos.